quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ANATOMIA DO RISO

Por Esther Lucio Bittencourt

Dia Internacional do Riso: 18 de Janeiro. Mas para que um dia específico se podemos e devemos rir todos os dias, a qualquer momento e, assim, tornar a vida mais agradável? Na década de 60, um jornalista americano chamado Norman Cousin curou-se de doença grave fazendo nele mesmo uma estranha terapia: a do riso.

Ele é o símbolo da terapia do riso e escreveu sua história o que originou diversas pesquisas. Hoje, sabemos que o riso fortifica o sistema imunológico, estimula as funções cardiovasculares e libera endorfinas que combatem a dor.

Valéria Linhares Bastos, 64 anos, psicóloga, em São Paulo, diz que é subjetivo explicar porque o ser humano ri:
Valéria Bastos: "o riso é o melhor
antídoto para a dor"
“O tema é subjetivo porque não existe uma regra geral para o riso. Podemos rir por achar algo engraçado e podemos rir de nervoso como também rir por contaminação porque o riso é contagiante. Quem está feliz ri, sorri e neste momento está pleno.

O riso é o melhor antídoto para a dor. O riso sempre ameniza a dor. Os médicos do riso têm matérias interessantes sobre isto. Eles trabalham com crianças com câncer e no momento em que estão brincando com elas caso riam e não sintam dor é uma glória para eles.

No entanto, há os que se retro alimentam da dor. Aí, de nada adianta tentar fazer com que compartilhem do riso, da felicidade.

Todos os músculos faciais são movimentados para rir; olhos, testa e pescoço.

Não acho que seja regra geral que as pessoas procurem ficar sérias, fujam do riso para demonstrar credibilidade. Acredito que as pessoas inseguras precisam criar uma persona sempre séria mas quando ela está e é segura de si, não precisa desta máscara.“

COISAS DO RISO

O historiador francês Jacques Le Goff consagra vários estudos ao riso medieval, especialmente ao lugar que ele ocupa nas ordens monásticas; na “História do Riso e do Escárnio", o historiador francês Georges Minois (Editora da Unesp) em sua introdução narra que: ”O riso é um caso muito sério para ser deixado para os cômicos. É por isso que, desde Aristóteles, hordas de filósofos, de historiadores, de psicólogos, de sociólogos e de médicos, que não são nada bobos, encarregaram-se do assunto. As publicações sobre o riso contam-se aos milhares, o que nos dispensa de estabelecer uma bibliografia, porque ela seria ora ofensivamente seletiva, ora interminável.”

Rir relaxa as tensões. Quando rimos, movimentamos 12 músculos faciais; ao dar gargalhadas, movimentamos 24 músculos faciais; quando conversamos e gargalhamos ao mesmo tempo, são 84 músculos. Esse exercício facial retarda o aparecimento de rugas. Mas o riso não exercita só o rosto; ele mexe com o corpo inteiro:- Cérebro: o hipotálamo, centro de controle atuando na base do cérebro, libera no organismo endorfina – hormônio com propriedades analgésicas e calmantes; - Nariz e garganta: o ar que vem dos pulmões bate nas cordas vocais que emitem sons variados. As glândulas salivares e lacrimais aceleram sua produção;- Rosto: os músculos do rosto se contraem;- Coração: bate mais rápido; as artérias, após terem se estreitado, se dilatam provocando sensação de bem estar; - Tórax: os pulmões expelem enormes quantidades de ar em grande velocidade; o diafragma se move, provocando fortes contrações respiratórias, ajudando a respirar melhor; - Ventre: os músculos abdominais se contraem com força, o que é bom para a vesícula;- Pernas: os músculos se relaxam e a pessoa se curva de tanto rir; - Pés: os dedos dos pés se agitam.

O “Livro do Riso e do Esquecimento” de Milan Kundera, lançado em 2008 pela editora Companhia de Bolso e que fala sobre a República Tcheca após a invasão Russa, retrata a história do povo entre situações de riso e como diz o título do livro esquecimento.

Nesta semana, o Primeira Fonte dedica-se ao riso. Amanhã tem mais.